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O fim da rota do frango com polenta em São Bernardo do Campo. Crise ou resistência a inovação?

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Era um sucesso absoluto, casas cheias, estacionamentos abarrotados, toneladas de comida servidas diariamente e a plena certeza de que aquelas portas que recebiam milhares de clientes por mês jamais se fechariam.

A decadência da chamada rota dos restaurantes iniciou com o fechamento do São Judas, que deu sequência ao São Francisco e agora ao Florestal, colocando final em uma tradição que marcou gerações.
A desindustrialização e a crise são as culpadas por empreendedores que se recusaram a mudar processos repetidos por praticamente 70 anos, a resistência a tecnologia e o esnobe tratamento dado as tão poderosas redes sociais, ”não é necessário mudar uma coisa que sempre deu certo”, ”nunca precisamos do Facebook para colocar quase 3 mil pessoas dentro de um restaurante”, ”não importa o que dizem de nós na internet, continuamos cheios” , ”não precisamos investir em mídias digitais, muito menos em SAC, quem quiser a informação, ligue aqui! ‘.

Os tempos mudaram, os clientes mudaram, suas exigências aumentaram e a praticidade no acesso digital se tornou indispensável na hora de escolher onde comer.
Essa é com certeza uma reflexão obrigatória aos negócios que devem correr contra o tempo para evoluir junto com o consumidor em um desafio de inovar sem perder sua essência.

Encontrar esse equilíbrio tão difícil foi algo que a Churrascaria Varandão acertou em cheio, a casa que existe a quase 40 anos na cidade com uma estrutura ampla e rústica conseguiu entender as mudanças do mercado e a nova linguagem do cliente sem perder sua tradição, a churrascaria hoje conta com um serviço de atendimento digital humanizado 24h onde oferece o suporte imediato aos clientes interessados e uma dedicação especial ao pós-venda. Aos poucos a casa também inova seus ambientes sem deixar de lado a identidade original.

A verdade é que o mercado muda, o cliente muda, mas uma coisa não muda: a vontade e a necessidade de comer, então o mesmo cliente que hoje consome em seu restaurante, amanhã também sentirá fome, e a pergunta é: que lugar ele vai escolher? A inovação não é luxo, é sobrevivência.

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